Eneagrama versus Relacionamentos
…ou…
Como o Eneagrama das Personalidades pode harmonizar os seus relacionamentos
Na minha vida os relacionamentos dividem-se em:
antes do conhecimento do eneagrama e……………..depois!
Mas, o que é isso do Eneagrama?
O Eneagrama é uma ferramenta com mais de 2000 anos de existência, que foi trazida para a actualidade nos anos 70 do século passado por Oscar Ischazo, que o adaptou ao estudo das personalidades, trabalho continuado pelo psiquiatra chileno Cláudio Naranjo.
Cada um de nós é único, no entanto a nossa unicidade pode ser descrita por cada um dos 9 eneatipos base do Eneagrama das Personalidades.
Isto por si só poderia ter pouco interesse, não fosse esta a ferramenta que nos fornece a chave, não só para nos compreendermos, mas também para melhorarmos a nossa forma de estar na vida e de nos relacionarmos.
O Eneagrama vai trazer-lhe a resposta à pergunta:
”Eu, quem sou?”
Em função do ‘Eneaperfil’ dominante, assim é a sua atitude perante a vida e os desafios que ela lhe apresenta.
Ao perceber as motivações base que estão por trás do seu comportamento, conseguirá compreender o porquê das atitudes passadas e presentes, por si manifestadas.
Do meu ponto vista, o importante nesta descoberta, é perceber o que lhe traz desconforto e o que lhe provoca desequilíbrio, mas, melhor do que isso, encontrar a forma de evitar ou sair deste ponto de desequilíbrio.
Irá também descobrir, o que o permitirá evoluir, crescer e, desta forma, ultrapassar com tranquilidade as situações que lhe causam stress!
Os relacionamentos existem na nossa vida, para nos permitir crescer enquanto pessoas, mas também para ajudar o outro a crescer.
Se está num relacionamento íntimo, irá perceber que ao conhecer-se a si próprio e ao descobrir o que motiva a sua companheira, será muito mais fácil evitar situações conflituantes.
Ao descobrir a forma como o outro pensa e actua, conseguirá ser mais eficaz na sua comunicação e na forma como passará a respeitá-lo e às as suas decisões.
Se este conhecimento for mútuo, conseguirá usufruir de relações mais harmoniosas e equilibradas, que o preenchem!