Expectativas Furtivas
As festas familiares e a viagens são, por vezes, motivo de conflito entre casais.
Depois de se ter chegado acordo sobre onde e com quem vão ser passadas, surgem furtivamente, as expectativas que cada elemento leva na bagagem, sobre como passar esses momentos.
Quer estejamos conscientes disso, ou não, é habitual construirmos na nossa mente o ‘filme‘ que gostaríamos de vivenciar, durante esses momentos.
Acontece que esse ‘filme‘ é só nosso e não ousamos sequer pô-lo em causa.
Todavia, num relacionamento há duas pessoas e ambas têm este tipo de expectativas.
Ora o que isto costuma originar são desilusões que se manifestam em forma de tristeza, frustação ou mesmo ira. Ao abordar o assunto, cada elemento tem tendência a confrontar o outro com frases do tipo: ‘estava convencido que…’, ‘pretendia fazer …’, ou ‘ parti do princípio que…’, o que pode originar viagens de regresso bastante frias e angustiantes.
Uma forma de evitar este tipo de situações, é perguntar-se:
#1. ‘Quais são as minhas expectativas para passar estes momentos?’
#2.’Quais são os meus anseios secretos para este período, o que eu espero que aconteça, o que eu gostaria de fazer, etc?’
#3.’As respostas que eu estou a encontrar, estão a ser honestas?’
#4.’ As minhas expectativas são compatíveis, com o que foi previamente planeado?’
Repare que se planeou uma reunião familiar, em que vai estar mais de metade do dia sentado à mesa, com as pessoas que não vê há algum tempo, pode não ser exequível dar aquele ‘saltinho’ ao barzinho de praia amoroso, que não visita há algum tempo.
Por outro lado, se que o que está planeado é uma visita com as crianças a um parque de diversões, pode desde logo descartar aquele livro que tanto quer ler e que secretamente colocou na sua mala, na expectativa de ter umas horinhas livres para lhe dedicar.
Depois de perceber se aquilo que realmente gostaria de fazer está de acordo com o momento que irá viver, convém comunicá-lo à pessoa com quem partilha a vida e questionar também sobre o que a pessoa espera desses momentos.
Evitam-se assim muitos dos conflitos e frustrações.