Sim…eu sei … perfeição não existe!
É, no entanto possível, tornar a sua relação ”perfeitamente imperfeita”, sem abdicar da intimidade prazerosa!
Já parou para pensar qual a razão por que alguns relacionamentos parecem ser em tudo perfeitos, como se as pessoas tivessem sido miraculosamente unidas…assim tipo ”made in heaven” ?!
Curiosamente também deve conhecer pessoas que, ao longo da sua vida, ciclicamente mudam de parceiro. E de cada vez que se unem numa nova relação, parece tudo tão perfeito, que pensamos ‘agora é que foi!…agora é para durar!’ – e afinal, não durou!
Alguma vez se questionou, qual será a magia que aquelas pessoas que se unem ‘para a vida’, parecem ter?
Eu já! Questionei-me muitas vezes e também me perguntei vezes demais porque no meu relacionamento tudo parecia ser forçado, nada fluía…
Na época não cheguei a encontrar respostas, mas a minha curiosidade não descansou!
Depois de muito estudar e pesquisar, encontrei finalmente aquilo a que chamei a razão dos relacionamentos ‘perfeitos’ – sim,…a perfeição não existe, eu sei!!!
Posso dizer que encontrei no Eneagrama das Personalidades, ‘a chave mágica para os relacionamentos’!
Parece bom demais para ser verdade… no entanto, quando estamos perante uma plateia de 50 pessoas e percebemos, ao vivo e no momento, a eficácia desta ferramenta que conta com mais de 2000 anos de existência, rendemo-nos definitivamente e percebemos como, finalmente, tudo faz sentido!
Imagine que existem 9 enaperfis básicos de personalidade e cada um de nós, na sua unicidade, se identifica maioritariamente com um deles!
Perguntar-me-ão, como é isso possível?!…pois, só ‘sentindo na pele’!
Há um conjunto de motivações básicas que estão por trás da nossa tomada de decisões e da nossa forma de agir.
A magia surge de começarmos a entender-nos a nós próprios. Quando nos conhecemos bem, percebemos onde estão os ‘vícios’ da nossa personalidade, mas o mais importante de tudo, é que aprendemos como sair deles!.
Descobrimos então, o que é de facto importante para nós e… desengane-se se pensa que já sabe!
Quando passamos a nossa vida de relance, à luz deste novo conhecimento, tudo o que fizemos ou deixamos de fazer, passa a ter sentido para nós !
Paralelamente, ao descobrir as motivações base da pessoa com quem escolhemos partilhar a vida, compreendemos onde estão as incompatibilidades do relacionamento, mas mais importante do que isso, descobrimos a forma de as ultrapassar e isso proporciona-nos o que resolvi chamar de relacionamento ´imperfeitamente perfeito’!!! …Isto sim, é mágico!!!